segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Reunião realizada em 1 de dezembro de 2012.

Dinâmica de espiritualidade:
Reflexões, significados e ressignificações a partir de lenço presenteado pelo CEBI-MA à pastora Odja, enquanto símbolo daquilo que nos enxuga e limpa para que possamos dar o melhor de nós ao Outro; de integração entre CEBI-AL e o CEBI como um todo; do suor que é partilhado nas lutas e caminhada conjuntas; e de simplicidade.

Resumo da reunião:
A reunião iniciou-se às 14h00 em uma das salas da Igreja Batista do Pinheiro, contando com a presença de sete integrantes do CEBI-AL, incluindo representação do CEBI Nacional na pessoa da diretora adjunta, Odja Barros. Após a dinâmica de espiritualidade foram partilhados:

a) Aspectos da última reunião do CEBI Nacional;
b) aspectos da caminhada do CEBI-AL em 2012;
c) aspectos de projeto de Curso de Formação de Assessores, a agraciar os CEBIs de Alagoas e Sergipe, com início em 2013;
d) aspectos relacionados ao formato das reuniões  e aos conteúdos a serem trabalhados em 2013; e
e) outros aspectos referentes ao calendário de atividades para 2013.

A reunião foi encerrada às 16h00, após partilha das expectativas individuais para a caminhada do CEBI-AL nos anos vindouros e oração do Pai-Nosso.

Decisões:
1) Foi constituída uma equipe de assessoria para auxiliar a Dilmacir, coordenadora do CEBI-AL, composta por Vilma (assessoria de formação), Jeyson (assessoria de comunicação) e Gustavo (assessoria de registros históricos).
2) Foi pré-agendado o primeiro encontro de espiritualidade do para o dia 03/02/2013, no mosteiro na Serra da Catita, em resgate à estreita relação histórica entre CEBI-AL  e a Fraternidade do Discípulo Amado.
3) Foi decidido que as reuniões do Curso de Formação de Assessores deverão ser inseridas no calendário de atividades do CEBI-AL para 2013.
4) Foi decidido que as reuniões mensais serão realizadas aos sábados e aos domingos, alternadamente, e que os temas abordados girarão em torno da questão da hermenêutica de gênero e das espiritualidades brasileiras de origem (matrizes indígena e africana).

OBS.: Maiores detalhes sobre o Curso de Formação de Assessores ficaram para ser definidos posteriormente.

Presentes:
Odja, Dilmacir, Vilma, Sirlene, (?), Laodicéia e Jeyson.

OBJETIVOS DO CEBI*


Concretamente, o CEBI se propõe a...

Aprofundar e consolidar essa leitura da Bíblia que defende e promove a vida, através da inserção em comunidades eclesiais, grupos populares e movimentos sociais; 

Espalhar e divulgar, entre os pobres, esse jeito comprometido de ler a Bíblia e, assim, devolver ao povo o que nasceu do povo, a Palavra de Deus, a Palavra da Bíblia;

Articular e organizar a prática da leitura orante feita dentro da realidade e da comunidade, despertando a solidariedade e a cooperação na busca de soluções para os problemas do cotidiano;

Gerar uma espiritualidade que defende todas as formas de vida, começando por aquelas que hoje estão ameaçadas;

Ajudar pessoas a se formarem e fazerem do estudo e da ciência não um instrumento de domínio, mas de serviço ao povo;

Descobrir, com a ajuda da Bíblia, a Palavra de Deus na vida do povo, a fim de se chegar a uma nova consciência de cidadania, contribuindo para criar uma sociedade mais digna, justa e sustentável.

________________________________
* Postagem original disponível em http://www.cebi.org.br/institucional-objetivos.php.